R. Tatuí, 40 - Jardim Amêndola - CEP: 15801-530
http://www.aeroclubedecatanduva.com.br/
“Foi na noite de 20 de janeiro de 1940 que nasceu o sonho de um Aeroclube de Catanduva, quando 56 empreendedores de nossa cidade se reuniram na agência do Banco do Brasil e oficializaram a criação da instituição, seguindo a tendência do governo federal, que incentivava a área de aviação no país.
O local ficou definido após doação de área pelos senhores Ricardo Lunardelli, José Pedro da Motta Filho e Cassiano Silva Figueiredo. Com entusiasmo e determinação foi edificada a pista de pouso e decolagem e também se abriu a Escola de Aviação. Mas o Aeroclube não ficava na área onde se encontra atualmente, paralela à Avenida Orlando Zancaner, mas sim do outro lado da Rodovia Washington Luiz, na fazenda São José das Borboletas, em pista de terra.
O atual Aeroporto foi inaugurado em 28 de julho de 1951, com pista maior, possibilitando receber aviões maiores e mais alunos para formação de pilotos e com o objetivo de ser uma das melhores escolas de pilotagem do Brasil. Inclusive quebrando tabus e entrando na história por formar mulheres para a aviação, como a primeira paraquedista brasileira, Vanda Duarte e a primeira piloto de nosso estado, Missena Costa Zancaner, esposa do senador Orlando Zancaner.
Tendo como atual presidente o médico dr. Luciano Lopes Pastor, há oito anos no cargo, o aeroclube possui 4 hangares que acomodam as aeronaves da instituição ao mesmo tempo em que geram renda por meio da hangaragem de outras aeronaves que operam na região. Estes recursos permitem que o aeroclube invista no desenvolvimento e manutenção de sua estrutura, que ainda é composta por excelentes espaços para a realização de cursos teóricos, alojamento e área de lazer para alunos e sócios.
Possuindo uma pista de asfalto de 1200 x 20 metros, o aeroclube oferece cursos teóricos e práticos de Piloto Privado, Piloto Comercial e Instrutor de Voo, todas formações para asa fixa. A frota da instituição é composta por um Aero Boero (AB-115), um Paulistinha (P-56C) e duas aeronaves Cessna, uma do modelo C-152 e outra C-172.
Despertando vocações, a escola conta com aviões para voô prático e simulador de voô. Entre os alunos ilustres que brevetaram em Catanduva destacam-se o Comandante Rolim Adolfo Amaro, empresário que transformou a TAM na maior companhia aérea do Brasil, entre os anos 1980 e 2001 e Wagner Canhedo Azevedo, que foi dono da Vasp, o que cria uma imagem mística e lendária da antiga instituição catanduvense.”
Texto retirado de MARANGON, Acacio. Aeroclube
de Catanduva, uma história de pioneirismo. Revista
Top. Catanduva, 22 de junho de 2021. Disponível em: <https://revistatop.com.br/aeroclube-de-catanduva/#:~:text=Esclarecendo%3A%20O%20Aeroclube%20de%20Catanduva,Belmiro%20Lopes%20em%20Catigu%C3%A1>.
Acesso em: 2 dez. 2022.