R. Belém, 647 - Centro - CEP: 15801-240
http://fundacaopadrealbino.saude.ws/100anos/
Acessibilidade
Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva ou Padre Albino nasceu em 21/09/1882 na aldeia de Codeçoso, Província do Minho, em Portugal. Chegou ao Brasil em 1912 fugindo da Revolução Republicana de Portugal e em Catanduva em 1918. Faleceu em 19/09/1973. Deixou na cidade várias obras importantes. Em 2011 um sarcófago foi instalado na Igreja Matriz para o recebimento dos restos mortais de Padre Albino. Atualmente, o Vaticano analisa o processo de beatificação de Padre Albino, que já foi declarado “Venerável”. Um passo para ser santo.
Padre Albino, do alto de sua bondade e benemerência, instalou e inspirou enorme quantidade de instituições, que beneficiam a população de Catanduva e região nas áreas da saúde, educação e assistência social.
Após o falecimento de seu patrono, a Fundação Padre Albino, através de seus conselheiros, segue ampliando sua obra e aumentando ainda mais seu legado e tradição.
Obras instaladas e inspiradas por Padre Albino e instaladas após seu falecimento pelo Conselho de Curadores da Fundação Padre Albino:
Igreja Matriz São Domingos de Gusmão
Hospital Padre Albino
Lar dos Velhos - Recanto Monsenhor Albino
UNIFIPA – Centro Universitário Padre Albino
Colégio Catanduva
Museu Padre Albino - Centro Cultural e Histórico Padre Albino
Hospital Emílio Carlos
Padre Albino Saúde
Serviço de Radioterapia – Hospital de Câncer de Catanduva
Vila São Vicente de Paulo
Casa da Criança Sinharinha Netto
Lar Ortega e Josué
Coleginho
Colegião – Colégio Nossa Senhora do Calvário
Ginásio Dom Lafayette – Jesus Adolescente
Capela São Bento
Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida