×
MEU TURISMO
Catanduva/SP
Alimentação 291 Atrativos 98 Compras 98 Hospedagem 12 Infraestrutura 22 Serviços 253
×
MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO
Display - Modelo 1
Display - Modelo 2
Adesivo 10x20 cm
×
Luiza Lourenço Cruz
0000
Endereço:
R. Vinte e Quatro de Fevereiro, s/n - Vila Rodrigues - CEP: 15800-000

Horário de Atendimento:

segunda-feira, 07:00–17:00 á domingo.





 Comadre Luiza foi uma figura notável na história de Catanduva. Nascida em uma senzala no Rio de Janeiro em 1874, sendo ela já beneficiada pela lei do Ventre Livre de 1871. Posteriormente, mudou-se para Ribeirão Preto, onde conheceu seu marido. Juntos, eles vieram para Catanduva em um carro de boi, trazidos pelo senhor José Pedro da Motta. Ao chegarem em Catanduva, comadre Luiza  e seu marido começaram a trabalhar na propriedade de café da família Maximiliano.  

 Conhecida por sua simpatia e bondade, comadre Luiza era uma católica fervorosa que frequentava regularmente a igreja Matriz. Era uma Mulher de muita oração, sempre rezando por todos. Conta-se que, quando o trem passava perto de sua casa, que ficava próxima á estação, ela erguia suas mãos para o céu e rezava para que todos pudessem seguir a viagem em segurança.

Devido á sua natureza amigável, comadre Luiza chamava a todos de “compadre” e “comadre”, o que lhe rendeu o apelido de comadre Luíza. Ela era tão querida pelas pessoas que uma capela foi erguida em seu túmulo no cemitério Nossa Senhora do Carmo. Na Capela, podem ser vistas placas de agradecimento por milagres, Acredita-se que comadre Luíza intercedeu para que as graças fossem alcançadas.

 Comadre Luiza era uma das cidadãs de Catanduva que demonstrava fraternidade e coragem. Após a morte de seu marido, ela trabalhou incansavelmente para sustentar seus três filhos, realizando várias atividades, como limpeza, cozinha e venda de quitutes. Além disso, quebrando os padrões impostos pela sociedade de sua época, comadre Luíza foi a primeira mulher de Catanduva a participar do carnaval da cidade, com seu espírito jovial, celebrando com todos. Ela também era conhecida por sua gentileza, visitando o Hospital de Padre Albino ela visitava os doentes e rezava por eles.

 Em homenagem a comadre Luiza, existe uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) localizada na Rua XV de Novembro, Conjunto Habitacional Euclides Figueiredo, que leva seu nome desde 10/12/1993.   

 

 

 

 

 

 

GUAGLIA, Celso Vicente. A historia de Catanduva de A a Z. –São José do Rio Preto, SP: Rio- pretense,(2003, p.112).

BACANELLI, Thiago, Canal Radio VXNET. Contando Historias – parte 2. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5Fl1WvoWSac.Acesso em  16 maio 2023.



carregando
BESbswy